Peru

 


Visão geral

O Peru é um dos países mais variados do mundo. É uma nação multicultural, repleta de tradições, uma gastronomia única e vastas reservas naturais. É o lar de 12 Patrimônio Mundial da UNESCO e 84 das 117 zonas de vida do planeta. O Peru está situado na parte ocidental da América do Sul e faz fronteira com o Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia e Chile. Seu enorme território, cobrindo mais de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, é composto por três regiões: Costa, Terras Altas e Selva. Sua população atual ultrapassa 31,5 milhões de habitantes.  

O espanhol é a língua oficial do Peru; no entanto, 47 línguas indígenas também são faladas no país, incluindo o quíchua e o aimara. 

Há diferentes lugares no Peru que o surpreenderão, seus destinos turísticos são famosos por ter a cordilheira dos Andes onde você pode encontrar montanhas cobertas de neve com lagoas turquesa como a lagoa 69, lago humantay, lagoa paron, salkantay cocha entre outras centenas de lagoas.

Economia

Durante a última década, o Peru ostenta a economia que mais cresce na América Latina.

Possui as maiores reservas mundiais de prata, assim como as maiores reservas de ouro, chumbo e zinco da América Latina.

A costa peruana é conhecida por seus recursos marinhos e pelo setor do agronegócio baseado na exportação, que inclui produtos importantes como espargos, mirtilos, uvas de mesa, abacates, bananas orgânicas e páprica. Por sua vez, a bacia amazônica possui grandes reservas de petróleo e gás natural, assim como abundantes recursos florestais.

O governo peruano continua a implementar medidas para reduzir as barreiras burocráticas ao investimento, incentivar a formalização de pequenas empresas e estimular o investimento de capital em infra-estrutura.
Hoje, o Peru desfruta de acordos comerciais com as principais economias mundiais, incluindo os Estados Unidos, a China e a União Européia. É também membro de blocos comerciais, incluindo o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), ou Aliança do Pacífico.

História

O Peru foi o berço de antigas civilizações que começaram a se desenvolver há mais de dez mil anos, nas frias planícies montanhosas de seu território.

O Caral foi o auge do primeiro processo cultural do Peru, conhecido como Período Inicial, e suas principais características são a construção de templos escalonados de tijolos de lama, praças circulares e pequenos vilarejos ao redor de centros administrativos e cerimoniais. Grandes sítios arqueológicos como Sechin, na costa de Ancash, e o Templo das Mãos Cruzadas de Kotosh, em Huanuco, datam deste período.

Milhares de anos depois, a cultura Chavin surgiu nos Andes do centro norte, na região atual de Ancash.

Por volta de 700 AC, na costa central, outra cultura fascinante emergiu: Paracas, a primeira grande sociedade desértica. O povo de Paracas era tecelão hábil - seus têxteis de grande escala com desenhos intrincados foram admirados em todo o mundo - e suas práticas de sepultamento são particularmente únicas.

Após esta primeira fase de desenvolvimento, o que agora reconhecemos como o primeiro império regional emergiu, por volta de 550 d.C. Conhecido como Wari, e uma continuação das altas planícies peruanas e bolivianas da cultura Tiahuanaco, esta sociedade dominou um vasto território em grande parte da área que mais tarde se tornaria o império inca de Tahuantinsuyo. Foi o Wari quem primeiro começou a traçar a grande rede rodoviária pré-hispânica e estabelecer o sistema administrativo social e territorial que acabaria sendo herdado pelos Incas de Cusco.

Com o desaparecimento de Wari, por volta de 1 200 d.C., começou o período Intermediário Final, na forma de uma segunda onda de desenvolvimentos culturais regionais, entre os quais os Chimu são particularmente dignos de nota, como os construtores de Chan Chan Chan, a maior cidade de tijolos de lama do mundo.

Os Chachapoyas também surgiram nesta época, o chamado "povo das nuvens", que ocupava as exuberantes florestas de nuvens da região do Amazonas, onde construíram cidades extraordinárias e mausoléus esculpidos em pura falésia. 

Turismo

Graças a uma longa história definida pelas principais civilizações antigas, o Peru abriga mais de 5000 sítios arqueológicos. Muitos deles permanecem envoltos em mistério, mas ainda são capazes de transportar os visitantes para os períodos em que tais sociedades floresceram. Por exemplo, uma visita a Machu Picchu revela a perfeição do império inca; Esta cidade sagrada pode ser alcançada a bordo de trens luxuosos que percorrem paisagens montanhosas de tirar o fôlego, pontilhados de coloridos vilarejos andinos no Vale Sagrado dos Incas.

O Peru é sinônimo de beleza natural e é um dos dez países com maior diversidade biológica do mundo. Com mais de 200 áreas naturais protegidas, possui 84 das 117 zonas de vida do planeta. O Peru criou 14 parques nacionais, 15 reservas nacionais, 9 santuários nacionais e 11 zonas reservadas. É o lar de mais de 1800 espécies de aves e 10% de todas as espécies de répteis, mamíferos e peixes existentes na Terra. Possui também 3 500 variedades de orquídeas.  

O Peru também é um paraíso para os amantes da aventura, oferecendo uma gama de atividades esportivas ao ar livre para os curiosos, iniciantes, amadores e especialistas, incluindo trekking no Montanhas coloridas peru, escalada, mountain bike, surf, parapente, asa delta, campismo, canoagem e caiaque. Estas são apenas algumas das atividades mais populares que fazem parte do conjunto de possibilidades oferecidas pela geografia variada do Peru.

Comentários